terça-feira, 30 de abril de 2013

VEREADORES DO PMDB QUEREM ACAREAÇÃO ENTRE ANTIGA E ATUAL GESTÕES

Nas últimas semanas, vereadores e partidários da atual administração municipal de Mar de Espanha estão lançando aos ventos denúncias sobre a administração 2009-2012. Entre as acusações, bloqueio do município em cadastros, dívidas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), dentre outras. Os vereadores do PSDB e DEM tem utilizado as últimas reuniões da Câmara para debater tal assunto. O saldo das contas da Prefeitura, em 31 de dezembro, de quase R$ 1,5 milhão, também gera discussão entre os vereadores. Na noite de ontem, durante reunião tensa, os vereadores do PMDB apresentaram documento assinado pelo prefeito Wellington Rodrigues, no ato de transmissão de cargo, contendo o saldo divulgado em nossas edições impressas. Quanto às acusações, os vereadores do PMDB apresentaram requerimento solicitando a realização de uma acareação entre membros da atual e antiga gestão municipal. "Vamos colocar frente a frente as duas equipes e discutirmos o que está sendo dito. Não podemos ficar quatro anos usando as reuniões da Câmara que deveriam servir para votar leis importantes, discutir problemas da população para discutir apenas estas acusações. Passaremos quatro anos com a administração municipal e os vereadores dizendo que nada está sendo feito por conta de dívidas passadas? Vamos debater, discutir com quem viveu e vive o dia-a-dia do Executivo para colocarmos tudo em pratos limpos e dar diretriz para nossa cidade", defendeu a vereadora Lourdes Guedes, que assina o requerimento ao lado dos vereadores Sebastião Silva Carvalho, Varlete Rezende e Joel Valentim. Deverão participar da acareação membros da administração 2009-2012, entre eles, Cybele Guedes, Jorge Brovini, Lucio Rodrigues, Reinaldo Marques, Sergio Gavioli, dentre outros. Da atual administração deverá participar da acareação Creonice Marques, Zaine Baptista, Lucas de Souza, Raphael Carcereri, dentre outros. A proposta dos vereadores do PMDB é que a acareação deveria ser realizada no dia 06 de maio, mas os vereadores da bancada situacionista não deram seu aval sobre a realização do evento, que já começou a receber diversas manifestações contrárias por parte de políticos e partidários do PSDB local. Por parte do PMDB, tudo está pronto para a acareação acontecer. "Defendemos a acareação como busca da verdade", defendeu o vereador Sebastião Carvalho.

domingo, 28 de abril de 2013

IPTU ESTÁ MAIS CARO EM MAR DE ESPANHA, EM 2013

O prefeito Wellington Rodrigues resolveu adiantar a cobrança do tributo. Até o ano passado, o pagamento era em setembro e, em 2013, passou para o mês de abril. Além da antecipação, os valores do imposto foram corrigidos em mais de 20% em algumas áreas da cidade. O IPTU é o principal tributo municipal e se baseia no valor venal das propriedades. A atitude do governo municipal pegou a população de surpresa. Uma moradora da Balança usou um grupo social para pedir esclarecimentos sobre o assunto. “Gostaria de saber o porquê do aumento do IPTU em 20% e também o porquê de sua antecipação para abril”. Partidaristas da atual gestão defenderam a atitude do Executivo Municipal. “Carnaval em fevereiro, Exposição em julho e ninguém reclama e por causa de um IPTU que mudou de data, tem reclamação”, respondeu uma internauta. Entretanto, o adiantamento da cobrança levou descontentamento à grande parcela da população. 

CONFIRA ALGUMAS OCORRÊNCIAS POLICIAIS REGISTRADAS EM MAR DE ESPANHA


- Um menor compareceu à repartição policial local para registrar uma agressão sofrida, por ele, no interior da Quadra Poliesportiva Municipal. A vítima recebeu tapas no rosto e socos nas costas. O autor foi encontrado e disse que “estava apenas brincando com o menor”.

- Um acidente de trânsito, com vítima, foi registrado na estrada de Engenho Novo. Um carro que, segundo as testemunhas, trafegava em alta velocidade e em zigue-zague pela estrada, colidiu com outro veículo. Um dos motoristas sofreu fratura exposta na perna e traumatismo craniano.

- A Polícia Militar, durante patrulhamento na Rua Miranda Manso, no Centro da cidade, se deparou com um homem em atitude suspeita. Durante busca pessoal, foi localizado, em seu poder, um punhal. O autor disse que portava a arma para se proteger de uma possível agressão física.

- Um desentendimento, no Bairro Santa Efigênia, levou duas moradoras a se agredirem. Uma das envolvidas pegou um pedaço de madeira e desferiu golpes na cabeça da vítima, que caiu. A agressão ainda continuou com chutes e tapas. 

- Familiares de uma idosa registraram ocorrência contra um médico que atua na Santa Casa de Misericórdia. O profissional, ao atender a idosa, mãe de um empresário local, que havia sofrido um corte na região dos olhos, teria se proposto a fazer uma sutura que nada tinha a ver com o corte sofrido pela paciente. Segundo testemunhas, o médico estaria bêbado. Na manhã do dia seguinte à ocorrência do fato, o médico, acompanhado da provedora do Hospital e também Secretária de Assistência Social do município Zaine Baptista Pinto, compareceu à Delegacia local para prestar esclarecimentos.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

ENCONTRO DE AGRONEGÓCIO MOVIMENTA MICRORREGIÃO DO VALE DO PARAIBUNA

Foi realizado, ontem, o Encontro Microrregional do Agronegócio do Vale do Paraibuna, organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pela AMPAR (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna). O objetivo do encontro é fomentar o agronegócio na região. O evento teve boa recepção do público interessado e bateu recorde de participantes, sendo o 13º promovido no Estado.  Na abertura do evento, o subsecretário de agronegócio da Seapa, André Merlo, afirmou que o estado quer ser parceiro dos municípios no desenvolvimento do setor. "Este evento serve para levar os programas do estado aos 853 municípios mineiros através da integração regional”, explicou. Durante todo o dia, foram realizadas palestras de temas importantes como o "Programa Minas Leite", o "Programa Minas Carne", "Linhas de Crédito para o Agronegócio", "Venda dos produtos da Agricultura Familiar" e "Cachaças Artesanais", dentre outros. Apesar da relevância do encontro e dos assuntos abordados, nenhum representante da Prefeitura de Mar de Espanha participou do evento.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE É PRORROGADA

 
 
O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 10 de maio. Inicialmente, a campanha se encerraria nesta sexta, dia 26 de abril. A decisão visa colaborar com a vacinação do maior número possível de pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Até hoje, já foram imunizados no estado 46,77% da população alvo e a meta é atingir 80%.  No Brasil, já foram vacinadas contra a gripe mais de 14 milhões de pessoas, que representa 45,35% do público. A prorrogação visa aumentar a oportunidade para as pessoas que ainda não se vacinaram irem aos postos de saúde. O público alvo da campanha é composto por indivíduos com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais e a população privada de liberdade. A Secretaria Municipal de Saúde não divulgou balanço parcial da campanha na cidade de Mar de Espanha. Postos volantes estão sendo montados pela equipe de profissionais da área para aumentar o contingentes de pessoas imunizadas. Ontem, os postos volantes funcionaram no Bairro Floresta e na Praça Central.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

PROFESSORES DE ESCOLA ESTADUAL ADEREM MOVIMENTO GREVISTA

 
 
Professores da Escola Estadual Estévão Pinto aderiram a um movimento grevista da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação )e seus sindicatos filiados . O movimento incute numa realização de greve nacional para debater a importância da valorização dos trabalhadores em educação para a conquista do direito à educação de qualidade. A paralisação proposta engloba os dias 23  a 25 de abril.  A greve quer chamar a atenção dos governos e de todas as esferas administrativas para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar tos trabalhadores em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as atividades. Outras reivindicações do movimento são a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho, imprescindível para estabelecer a Negociação Coletiva no Serviço Público; a aprovação do Plano Nacional de Educação;  a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional; a destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação, ideia defendida também pela presidenta Dilma e pelo ministro Aloizio Mercadante e a definição de diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação básica. Paralisados em suas atividades desde o dia 23, os profissionais da instituição realizaram manifesto na manhã desta quinta-feira. Professores de outras escolas estaduais lamentaram o fato das instituições não terem aderido ao movimento, manifestando seu repúdio através das redes sociais. O fato das direções de duas escolas estaduais serem muito ligadas ao governo estadual seriam o motivo para a não-adesão do movimento.
 

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO TAPA-BURACOS

 
 
A Prefeitura Municipal de Mar de Espanha, através do Departamento Municipal de Obras, está realizando operação tapa-buracos em alguns pontos da cidade. Já foram atendidas a área da Praça Governador Valadares (Praça da Rodoviária) e diversas vias públicas do Bairro Nossa Senhora das Mercês.  A administração municipal pretende estender o serviço para outros bairros da cidade.

VEREADORES PROTOCOLAM REQUERIMENTO COBRANDO INFORMAÇÕES DO EXECUTIVO





No dia 08 de abril, os vereadores que compõem a bancada do PMDB apresentaram três requerimentos solicitando informações, junto ao Prefeito Municipal, sobre as ações do Executivo local. Os documentos assinados pelos vereadores Lourdes Guedes, Joel Valentim, Varlete Oliveira e Sebastião Carvalho, cumprem o dever fiscalizador do Legislativo. No primeiro requerimento, os vereadores solicitam informações sobre a festa popular, com duração de quatro dias, realizada para comemorar a posse do atual prefeito. Segundo o documento, foi informado, durante o evento, que a festa não estava sendo realizada com recursos públicos, mas, sim, com recursos particulares. Os vereadores, partindo do princípio público, querem saber dos recursos gastos com a festa e qual a origem dos mesmos, além de solicitarem a informação sobre a contratação dos shows, visto que a festa foi organizada pela mesma empresa que organizou o carnaval mardespanhense. Os vereadores pedem, ainda, os recibos e contratos utilizados nas contratações artísticas. Outro requerimento solicita do prefeito as cópias xerografadas de todos os procedimentos licitatórios, termos aditivos, contratos administrativos e de prestação de serviço, firmados a partir de janeiro de 2013. Com isso, os vereadores querem verificar as lisuras das contratações bem como verificar se os procedimentos adotados estão em acordo com a lei federal 8666/93, que versa sobre as contratações públicas. No terceiro requerimento, protocolado apenas pela vereadora Lourdes Guedes, a legisladora solicita informações necessárias sobre a criação dos conselhos municipais, neste ano de 2013, querendo saber se conselhos como de cultura, saúde, educação, esporte, dentre outros, estão funcionando devidamente como solicitam as leis. O prazo para resposta do Executivo se encerrou no dia 18 de abril e até a presente data o prefeito não havia prestado as informações solicitadas.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

FINAL DE SEMANA, EM MAR DE ESPANHA, TERÁ QUEDA DE TEMPERATURA

Os mardespanhenses podem preparar o agasalho. O fim de semana será marcado por um ligeiro declínio na temperatura, informa o 5o. Distrito Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura deverá cair por conta da aproximação de uma massa de ar frio que se desloca do Oceano Atlântico para o Sul do país. A tendência deverá afetar todas as cidades da Zona da Mata Mineira. Ainda, de acordo com a meteorologia, a presença de uma massa de ar seco, que atua no Centro e Sul do Brasil, desde o início da semana, deve continuar refletindo na região, deixando o tempo estável, sem possibilidade de chuvas. Segundo dados do instituto, a temperatura deve oscilar entre 10 e 22 graus neste final de semana na cidade de Mar de Espanha. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE TEM INÍCIO

 
 
Começa nesta segunda-feira, 15, e segue até o dia 26 a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar 80% do público alvo, que inclui idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes e profissionais de saúde. Uma das novidades deste ano é que também receberão a vacina presidiários e mulheres que tenham tido bebê nos últimos 45 dias. Além disso, os doentes crônicos terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde. Para receber a vacina, basta apresentar o atestado médico. Quem preferir poderá ir a um posto de saúde no dia 20 de abril, quando será realizada uma mobilização nacional de vacinação. A vacina da influenza tem a imunidade curta, de 9 a 12 meses. Depois de vacinadas, as pessoas estão protegidas a partir de 15 dias. Quem foi vacinado no ano passado, precisa tomar a dose novamente. A vacina é produzida com o vírus inativado, o que a torna mais segura. A única contraindicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo. Segundo o ministério, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Os mardespanhenses devem procurar os postos de´saúde para serem imunizados.

CONTA DA COPASA FICA 5,25% MAIS CARA

 
A conta de água da COPASA ficará 5,25% mais cara a partir de 13 de maio. O reajuste vale para 620 municípios mineiros, incluindo Mar de Espanha, onde a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) é responsável pelos serviços de água. O aumento começa a ser aplicado no próximo mês, e já aparece no boleto de junho.  O índice foi divulgado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae), na semana passada, e terá aplicação por um ano.  Segundo a Arsae, o reajuste abaixo da inflação, de 6,33% no período de maio de 2012 a abril de 2013, foi possível, principalmente, graças ao efeito da redução da tarifa de luz. “Os custos da Copasa com energia elétrica serão menores em decorrência da redução promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, nas tarifas da Cemig, razão pela qual o índice de reajuste das tarifas de água e esgoto é cerca de 1,1% menor do que seria”, diz o comunicado do órgão regulador.  O menor efeito sentido pelos usuários também é resultado de uma compensação referente ao cadastramento das famílias beneficiadas pela Tarifa Social.  Segundo a agência, o nível de cadastramento realizado pela Copasa mostrou-se abaixo do potencial previsto pela Arsae (30% dos volumes faturados e das economias das faixas de consumo até 20 m³). “Dessa forma, por ter arrecadado receita acima do previsto nos últimos 12 meses, a Copasa terá de devolver, através de redução da tarifa no próximo período tarifário, quase R$ 54 milhões”, informa a nota técnica.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA MAIS CARA

Os mardespanhenses vão pagar mais pela conta de energia elétrica. Passa a valer nesta segunda-feira, 8 de abril, o reajuste de 4,99% da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), direcionado a consumidores residenciais e de baixa renda. O aumento foi aprovado na última sexta-feira, dia 5, durante reunião pública extraordinária da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Os consumidores da classe de baixa tensão (residências e pequenos estabelecimentos comerciais, entre outros) terão uma alta média nas tarifas de 6,98%, com a subclasse de consumidores residenciais, que inclui a baixa renda, obtendo um aumento de 4,99%. No entanto, a classe de consumo de alta tensão, que abrange a indústria , teve aprovado um corte de 4,83%. Os índices aprovados devem incidir nas tarifas já reduzidas, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) anunciada em 24 de janeiro e conforme dispõe a lei nº 12.873/2013.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

ESGOTO "INVADE" RESIDÊNCIA NA RUA NOVA

Um problema na rede de esgoto, na região popularmente conhecida como "Rua Nova", está tirando o sossego dos moradores do local. O esgoto chegou a invadir uma residência, onde os moradores estão sendo obrigados a conviver com um rio de esgoto no seu quintal. Mau cheiro e moscas dominam o local. O problema teve início no dia 28 de março e até a tarde de ontem não havia sido solucionado. Uma cratera de cerca de 3 metros de profundidade foi aberta na via pública para, supostamente, solucionar o problema, mas não adiantou. Segundo  os moradores, nenhuma autoridade municipal esteve presente no local, apenas funcionários com promessas diárias de solução do problema. O problema ainda afetou o trânsito, visto que rampas foram colocadas na via por conta dos buracos. Segundo um morador, que desabafou sobre o caso nas redes sociais, um idoso, por pouco, não sofreu um acidente ao passar pelo local. "Eu tive que segurá-lo, senão ele poderia ter caído dentro da cratera aberta pela Prefeitura", postou. Abaixo, imagens de Rafael Rezende sobre o caos instalado na Rua Nova, Centro de Mar de Espanha.
 









 

terça-feira, 2 de abril de 2013

PRÉDIO DA PREFEITURA PASSA POR REFORMA

O prédio da Prefeitura Municipal de Mar de Espanha está passando por reforma interna. A atual administração contratou profissionais para realizar melhorias no piso do prédio histórico, que está sendo polido e envernizado. O mesmo procedimento está sendo executado nos corrimões de madeira existentes no local. Rachaduras no prédio estão sendo corrigidas e as paredes estão sendo pintadas. A reforma inclui, ainda, a construção de uma nova sala de espera. Na página da Prefeitura da rede social, a administração pede compreensão da população quanto aos transtornos que a obra vem trazendo para os usuários do prédio municipal, enfatizando que a obra é para o bem-estar de todos.