terça-feira, 6 de agosto de 2013

GOVERNADOR DE MINAS DISTRIBUI 477 NOVAS AMBULÂNCIAS: MAR DE ESPANHA NÃO RECEBEU NENHUMA...

Foram 477 ambulâncias... Nenhuma para a cidade...

O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), do Governo de Minas, responsável por garantir o deslocamento do paciente de forma eficiente e humanizada, para realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio, ganhou reforço de 477 novas ambulâncias, que irão beneficiar 410 municípios de Minas Gerais. A entrega dos veículos, modelos Fiat Doblô e Renault Kangoo, foi realizada nesta segunda-feira (05/08), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O governo de Minas investiu R$ 21,73 milhões para a aquisição das ambulâncias, equipadas com maca fixa de alumínio e cilindro de oxigênio de cinco litros. Apesar de quase metade do estado ter sido beneficiada com o programa e o governo municipal possuir o apoio do governador Anastasia, Mar de Espanha ficou de fora desta lista e não foi contemplada pela aquisição da ambulância do programa. Municípios da região como Bicas, Guarará, Maripá de Minas, dentre outros, foram agraciados com a ambulância. Confira neste link a relação de municípios beneficiados:

TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: ACOMPANHE OS RECURSOS APLICADOS NA CIDADE PELOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL

A Prefeitura de Mar de Espanha colocou no ar, recentemente, seu novo site onde contempla diversos links, entre eles, alguns ligados à transparência pública, como processos licitatórios, contratos, convênios, etc. Na realidade, uma forma de pregar uma "falsa transparência" quando o atual governo municipal não faz publicar, de acordo com as legislações,  nenhum dos extratos de contratos administrativos nem a publicação mensal dos resultados dos certames públicos nem realiza as audiências públicas com prestação de contas contábil. Entretanto, a população pode ter acesso aos recursos enviados à Prefeitura pelos órgãos estadual e federal. 

Para ter acesso aos convênios federais e seus respectivos andamentos basta clicar no link: http://mg.transparencia.gov.br/Mar_de_Espanha/receitas/convenios




Para saber quando o governo federal envia ao município através do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) acesse o link:http://www.portaltransparencia.gov.br/PortalTransparenciaListaCidades.asp?Exercicio=2013&SelecaoUF=1&SiglaUF=MG&NomeUf=MINAS%20GERAIS&textoPesquisa=mar%20de%20espanha.


ACIDENTE MATA EX-FUNCIONÁRIO DA COPASA DE MAR DE ESPANHA

Flávio tinha 36 anos e morreu em acidente

Um acidente tirou a vida de Flávio José Pinto, conhecido popularmente como "Flavinho", muito conhecido na cidade por ter atuado, durante alguns anos, na COPASA (Companhia de Abastecimento de Minas Gerais) de nossa cidade. A morte ocorreu no último sábado, dia 03 de agosto.  A vítima, de 36 anos, dirigia sua moto no km  62 da BR-267, na altura de Bicas. De acordo com a PRF, por volta das 20h20, Flávio José Pinto conduzia uma moto Honda, com placa de Pequeri, quando houve a batida frontal com um caminhão Volkswagen. Flávio não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente. A morte prematura do jovem causou comoção em Mar de Espanha, onde Flávio fez muitos amigos. Nos últimos tempos, ele estava atuando na COPASA de Chácara. 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

CIDADE É UMA DAS MAIS INFESTADAS COM CARAMUJOS AFRICANOS, AFIRMA SUPERINTENDÊNCIA DE SAÚDE

Os moradores do bairro Monte Líbano já estão se acostumando a ver caramujos africanos em vários lugares. “A gente sempre vê eles por aqui. Ele come muito mato”, relata Maria de Fátima, moradora do bairro. No Bairro Floresta, a moradora Ângela dos Santos também conhece bem o molusco. “O quintal aqui do lado está cheio destes bichos”, relata. Nossa reportagem passou por quatro bairros da cidade e encontrou caramujos africanos em quintais, muros e troncos de árvores. Segundo especialistas, estes moluscos são muito resistentes ao inverno e à seca e, por serem assexuados, qualquer um pode colocar ovos. Além disso, a ingestão ou a simples manipulação dos caramujos vivos pode causar contaminação. A contaminação é uma das preocupações da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora. De acordo com o agente de Saúde Pública da SRS, Paulo Fernandes, todos os anos são oferecidos cursos de capacitação para os agentes municipais, a fim de orientá-los sobre o problema. De acordo com o órgão, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Santos Dumont e Mar de Espanha são os municípios da região, na atualidade, com a mais alta incidência de caramujos africanos. O assunto foi tema de reportagem no telejornal regional “MG TV”, exibido pela TV Integração. Na matéria, que cita a alta presença dos moluscos em nossa cidade, um veterinário destacou que, para conter os avanços deste problema de saúde pública, é preciso que o Poder Público invista nas visitas dos agentes de saúde aos bairros, destacando, ainda, que  lotes vagos e terrenos baldios devem ser mantidos limpos além do acondicionamento correto do lixo doméstico.
 

CONFIRA ALGUMAS OPINIÕES E RECLAMAÇÕES QUE CHEGAM ATÉ NOSSA REDAÇÃO

- Moradores do logradouro popularmente conhecido como “Ladeira da Matriz” solicitam recapeamento da via. “Aqui mora pouca gente, mas tem gente que paga imposto. Temos idosos aqui e precisamos do serviço”, reclama um morador.

- Um internauta do Centro da cidade procurou nossa equipe para fazer uma denúncia. Ele relata que uma moradora de Guarará, de nome Paula Barbosa, postou na rede social o seguinte texto: “Hoje estou aqui para parabenizar e agradecer. (...) Minha filha saiu da minha casa, em Guarará, com uma forte crise de bronquite. Após ser medicada precisei ir ao Hospital, ainda na cidade de Mar de Espanha, pois ela precisava de nebulização urgente e eu não tinha aparelho em casa. Na ocasião, fui muito bem tratada e tive minha filha medicada sem pagar um real. Não sou eleitora em Mar de Espanha, não moro na cidade e mesmo assim minha filha foi recebida e medicada no hospital”. O fato já chamou a atenção do internauta pelo fato do Hospital local exigir título de eleitor para o atendimento através do convênio com a Santa Casa. O que o indignou, mais ainda, foi uma postagem, semanas depois do internauta Douglas Magiolo que dizia: “Levei minha esposa no Hospital de Mar de Espanha e o atendimento foi negado pelo fato de não votarmos na cidade”. O internauta quer saber qual o critério realmente utilizado pela Prefeitura e o Hospital para os atendimentos visto que os relatos mostram o uso de dois pesos e duas medidas.

- Moradores do Jardim Guanabara reclamam da falta de distribuição de fraldas geriátricas e compostos alimentares para crianças e idosos, usuários da rede pública de saúde.

- Estudantes universitários que se utilizam do veículo da Prefeitura fazem um apelo. Eles relatam que o veículo tem espaço para 24 passageiros e, tem dias, que estão sendo levados 30 passageiros. Eles contam, ainda, que quando o veículo faz a rota das faculdades Estácio de Sá e Machado Sobrinho os estudantes tem que sair 40 minutos antes do término da aula para conseguir lugar sem ter que voltar em pé ou sentados na escada, sem nenhuma segurança.


- Uma moradora do Bairro Floresta reclama que sua filha está perdendo consultas médicas, em Bicas, pois a Prefeitura não tem disponibilizado veículo para levá-la ao atendimento especializado.